sábado, setembro 30, 2006

Eleições 2006

Amanhã definiremos os caras que estarão no comando do país (pelo menos teoricamente) nos próximos quatro anos. Não que isso vá mudar o ritmo de nossas vidas, alterar a nossa rotina. Mas não deixa de ser um momento de reflexão, de renovação, de dar mais um passo importante na construção do regime democrático no país. Tudo muito bonito, emocionante até.

Aí vem a realidade! Difícil mesmo tá encontrar os candidatos. Com todo mundo que converso, não vi ninguém que bata no peito com absoluta convicção da escolha que fez ou fará. Ô sinuca de bico!

Então, por que não apelar para uma lista ideal vinda, de preferência, das páginas da ficção policial? Para não cair na mesmice e trocar seis por meia dúzia, vamos deixar os bandidos e vilões de lado e se concentrar somente nos detetives:

Deputado Estadual: Salvo Moltalbano

Um cara novo, com energia e determinação para propor e implementar as mudanças necessárias ao país. Absolutamente incorruptível, demonstrou em inúmeras oportunidades os valores que esperamos de nossos representantes.

Deputado Federal: Columbo (emprestado da série de TV)

Experiente, de caráter inabalável, não deixa uma pergunta sem resposta. Com sua grande habilidade de persuasão, será fundamental principalmente nos trabalhos de bastidores do congresso, convencendo as bases a votar as matérias importantes para o crescimento da nação.

Senador: Nero Wolfe

Ok, os índices de faltas serão os maiores já registrados na história do senado. Mas pelo menos teremos a certeza que as verbas com assessores serão bem empregadas. Nada de nepotismo. Archie Goodwin será fiel as posições de Nero Wolfe e as defenderá com todas as suas forças.

Governadora: Miss Marple

Segura, de fala mansa, incisiva nas horas certas, sem papas nas línguas. Seu senso natural de justiça e o grande respeito conquistado junto às forças policiais farão dela uma grande combatente do crime organizado no estado.

Presidente: Auguste Dupin

Inteligência acima da média. Grande poder de observação. Nada e ninguém passa incólume às suas deduções e racionalizações. Definirá as prioridades e encontrará as soluções para o "enigma" do crescimento econômico.

Seria bom demais, não seria? Sorte nossa que eles estarão sempre por aqui.

Abraços criminais,

Um comentário:

Anônimo disse...

na verdade colocaria nero wolfe na presidência, pergunte ao archie goodwin por quê.