sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Raymond Chandler - Coleção de Chris Vandenbroucke




Raymond Chandler é de fato um dos grandes autores de romances policiais. A análise de suas obras merece um capítulo a parte e é trabalho para mais de um post. Prometo retomar o assunto quando a pesquisa estiver um pouco mais adiantada.

Um dos mais importantes escritores da linha policial denominada "hardboiled" (com detetives mais barra pesada e que transitam bem nos guetos e nas festas da alta sociedade) é o criador de Philip Marlowe, um dos mais famosos detetives da literatura.

Chandler exerce tamanho fascínio que levou nosso amigo belga Chris Vanderbroucke a cultivar uma enorme coleção de sua obra. Segundo a pesquisa de Chris são mais de 1750 diferentes edições (50 delas em português), em mais de 20 diferentes línguas, dos textos de Chandler. E ele já conseguiu quase 1000 delas.

E a obra de Chandler não é tão numerosa: são 7 romances e mais uma série de contos. Mas renderam 15 adaptações para o cinema e quase 50 publicações de estudos sobre ela (sendo 6 biografias).

Chris achou a Livraria do Crime por suas andanças na net. Rapelou nosso estoque de Chandler e foi muito gentil em responder às perguntas da nossa curiosa amiga Bia sobre sua coleção.

Vale a pena conferir a entrevista. O que ele acha de Chandler? "Simplesmente, o melhor. Os livros de Raymond Chandler são obras-primas atemporais e influenciaram a maioria dos escritores contemporâneos."

E quem vai discordar?

Abraços criminais,

Um comentário:

Julio Cesar Corrêa disse...

Achei vcs! Quando tiver um tempinho, linko vcs. Falar de Chandler? Nossa! Sou fissurado!Embora prefira mais Dashiel Hammett. Chandler teve uma vida pessoal muito tumultuada e, por isso, produziu pouco. Morreu ainda moço e deixou uma reduzida, mas importantíssima.
gd ab e parabéns pelo blog