domingo, dezembro 10, 2006

The Children of Men (Filhos da Esperança)



Filhos da Esperança (The Children of Men, 2006) acabou de estrear nos cinemas brasileiros. Dirigido por Alfonso Cuarón. Com Clive Owen, Julianne Moore e Michael Caine.

É um filme de ficção científica, baseado em livro homônimo de PD James. O ano é o de 2027 e a raça humana está próxima da extinção. Os seres humanos perderam a capacidade de procriar. As mulheres não engravidam mais. O homem mais jovem do planeta tem 18 anos.

O que passaria na cabeça de um homem sabendo que não haverá futuro para sua espécie? Alguns tentariam desesperadamente arrumar alternativas para aumentar seu tempo de vida na Terra. Uns perderiam a esperança no futuro e a razão de viver. Outros iriam enlouquecer e se unir a fanáticos religiosos ou outros grupos de lunáticos buscando explicações para o inexplicável. O caos estaria implantado.

Para organizá-lo, um sistema totalitário, baseado na força militar. Este é o cenário da Londres em que Theo (Clive Owen) tenta escapar com uma "Fugi" (imigrante ilegal) grávida. Deve levá-la ao "Projeto Humano", onde a resistência ao regime trabalha com pesquisas para tentar salvar a humanidade.

O thriller político tem um ritmo alucinante. As sequências são de tirar o fôlego. E em alguns momentos, o filme tem a aparência de um documentário. O sangue chega a jorrar nas câmeras.

Apesar disso, o diretor deixa claro que o filme é somente inspirado no livro. A essência do que foi imaginado por PD James foi preservada. Mas o filme acaba deixando muitas perguntas sem respostas. A primeira reação após terminar o filme é ir atrás do livro (ainda não editado no Brasil). Buscar explicações para algumas questões e terminar de montar o quebra-cabeça imaginado por PD James.

Enquanto o livro não chega por aqui, divirtam-se com uma pequena ficha técnica da obra na wikipédia (em inglês).

Abraços criminais,

Nenhum comentário: