terça-feira, junho 30, 2009

Resenha: Anjos e Demônios, de Dan Brown

Entretenimento 101

Sinopse: Antes de decifrar o código de Da Vinci, Robert Langdon, famoso professor de Simbologia de Harvard, viveu sua primeira aventura na Itália, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.

Uma resenha de um livro de Dan Brown só faz sentido se feita no dia seguinte ao lançamento, uma vez que após esse período todo mundo já leu o livro e nada que seja dito será novidade ou acrescentará ao conhecimento de quem ler a resenha. Então, para que esta resenha agora? Bom, para fazer alguns comentários e comparações.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que Anjos e Demônios, tanto o livro quanto o filme, é melhor que O Código Da Vinci. Infinitamente melhor. É um thriller mais bem escrito, que não exagera nas lições de História e não abusa das polêmicas. Talvez por ter sido o segundo livro de Dan Brown (em ordem cronológica, já que foi publicado nos EUA em 2000), a vontade de criar conflitos com o Igreja Católica estivesse presente no autor, mas de forma ainda não tão preponderante a ponto de atrapalhar o enredo.

A estrutura criada por Brown, repetida em todos os seus livros, assemelha-se a um dos folhetins de Nelson Rodrigues. Invariavelmente, seus capítulos terminam com um gancho, que prende o leitor até o próximo.

Ocorre que o próximo capítulo nem sempre foca o mesmo personagem do capítulo anterior, razão pela qual o leitor segue virando as páginas, ávido para encontrar o desfecho daquele outro capítulo. Nesse meio-tempo, outras histórias se entremearam à narrativa e, quando se dá conta, o leitor está enredado em uma sucessão de acontecimentos inesperados que atraem e prendem sua atenção de forma irresistível.

E é só. Quer dizer, contar uma história de forma tão intrigante e envolver o leitor com tanta diligência não é para qualquer um, mas daí a levar o que está escrito a ferro e fogo e enxergar em Dan Brown um anticatolicismo apocalíptico é forçar a barra.

Brown é um excelente contador de histórias que segue a fórmula dos thrillers muito bem: um herói, um vilão, uma catástrofe iminente e uma corrida contra o tempo para encontrar as várias pistas para evitá-la. Esse conjunto de elementos é amplamente usado em livros e filmes (quase todos os de 007, só para citar um exemplo) e dá certo.

Dan Brown é alguém que cumpre o que promete. Entretenimento puro, sem culpa. Ler mais que isso nas suas palavras é discutir o sexo dos anjos.

Resenha publicada originalmente no site Homem Nerd.

Nenhum comentário: