quinta-feira, outubro 12, 2006

Souvenir Iraquiano



Souvenir Iraquiano, de Robinson dos Santos (Editora Cultura em Movimento, 2005) é um título raro no mercado editorial brasileiro. É um livro de espionagem, escrito por um brasileiro e com personagens brasileiros.

Os livros de espionagem tiveram um boom comercial, principalmente após a 2ª Guerra Mundial e durante a Guerra Fria. Autores como Graham Greene, John Le Carré, Frederick Forsyth, Ian Fleming e Eric Ambler trouxeram ao público elementos até então obscuros e desconhecidos, como os bastidores das principais agências de espionagem, o dia-a-dia dos espiões e as estratégias dos estados.

A princípio espelhavam um maniqueísmo explicito, alheio a realidade, mas repletos de ação e suspense. Ao longo do tempo vão evoluindo e os personagens começam a não ser mais facilmente identificados por bons ou maus, mas sim por seus momentos bons e maus.

E é esse espírito que se mostra bastante presente na obra de Robinson dos Santos. A trama é conduzida por três personagens centrais, todos com o mesmo objetivo – roubar relíquias arqueológicas no Iraque pré Guerra do Golfo. Os motivos é que os diferenciam.

Luciano, um brasileiro desesperado para pagar as dívidas de um golpe mal sucedido e com crescentes despesas hospitalares de sua filha com leucemia, pensa ter tido a idéia genial que o tiraria do buraco.

O General iraquiano Fahed não agüenta mais defender as forças armadas de um país que já não é mais o seu. Quer dar uma vida mais digna e serena para sua família.

O espião americano da CIA, Wittmann quer simplesmente largar o emprego e viver sua vida sem nunca mais se preocupar com dinheiro.

Talvez uma usina nuclear desativada, no coração do Iraque, em meio a operação Tempestade no Deserto, onde as atenções estivessem todas voltadas à anunciada Guerra do Golfo, pudesse ser a solução.

Pelas ocupações percebe-se que não são pessoas preocupadas em fazer o bem, em construir uma sociedade melhor. E quem se preocupa com isso? O que há de errado em querer uma vida melhor para você e sua família? Nossa sociedade já há algum tempo parece ter abandonado qualquer outra ideologia que não seja a acumulação de riquezas.

É cada um por si e o Dinheiro contra todos. Nesta luta, o meio (a grana) é sempre o mesmo. Vale tudo para colocar a comida em casa, cuidar da saúde dos filhos ou mesmo comprar uma Ferrari nova. Será?

Souvenir Iraquiano mostra que as escolhas têm seus preços. Que sempre haverá pessoas dispostas a pagar por elas. E sempre haverá aquelas que demorarão muito para quitá-las definitivamente.

2 comentários:

Unknown disse...

Souvenir Iraquiano é um livro fantástico para quem curte o gênero!
Proporciona uma leitura fluída dentro de uma temática bem atual.
A gente acaba tendo a impressão que a ficção lá apresentada é algo que realmente aconteceu, o que é bem típico dos bons livros de espionagem. Apesar de que, mais precisamente, isso ocorre devido à atmosfera de contemporaneidade e ao estilo legal de Robinson dos Santos.
Um outro lado da obra é que ela também nos faz refletir sobre os limites aos quais as pessoas podem se impor para correr atrás da sobrevivência.
Não dá pra deixar de comentar ainda sobre a capa do Souvenir, que é de muito bom gosto, e sobre o título, que é excelente.
Enfim, leia e divirta-se! Vale super a pena!
André de Luna.
Maceió-AL

Jerri Dias disse...

O livro é realmwente bom e super-divertido.

Postabndo crítica sobre kle no meu blog ainda hoje.

Abraço.